Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho faz parte do cotidiano de qualquer tipo de empreendimento, estando incluída em todos os setores da organização, sempre objetivando as boas práticas de monitoramento dos riscos ocupacionais. Visamos possibilitar um ambiente de trabalho saudável, com soluções implementadas de acordo com a legislação vigente, de maneira a identificarmos riscos, sejam eles, ocupacionais, via exposição a agentes nocivos, ou de acidentes. Nosso objetivo é a redução ou atenuação dos riscos com a proposição de ações efetivas.

Possuímos profissionais especializados para acompanhar sua empresa

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

O GRO é um conjunto de atividades de gestão, voltadas para possibilitar que uma empresa esteja livre de ameaças à saúde e segurança dos funcionários. Para isso, são adotadas medidas para identificar, avaliar e prevenir acidentes e doenças causados por agentes presentes no ambiente de trabalho ou pelas atividades profissionais.

PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores buscando a prevenção através ações multidisciplinares e sistematizadas. É um documento que define a política e diretrizes de um sistema de gestão, com objetivo de prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas.

CIPA e Mapa de Riscos (NR 05)

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Já o Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, como acidentes e doenças de trabalho.

LTCAT

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT é um documento que atesta a exposição do funcionário a agentes capazes de danificar sua saúde e integridade física. Exigido pelo INSS, o LTCAT deve ser feito sempre que houver alguma atividade que submeta o colaborador a riscos. O laudo serve para indicar as condições ambientais de trabalho, na intenção de determinar se o empregado tem ou não direito a uma aposentadoria especial. O LTCAT é obrigatório para todas as empresas.

Laudo de Insalubridade (NR 15)

O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal exigido pelo Ministério do Trabalho através da NR-15, que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. É um documento importante tanto para assegurar o pagamento do adicional aos trabalhadores que a ele fazem jus quanto evitar um pagamento indevido do benefício.

Laudo de Periculosidade (NR 16)

Laudo Técnico de Periculosidade é o documento requerido pelo Ministério do Trabalho, através da NR-16, que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes) e fazem com que os trabalhadores envolvidos nessas operações tenham direito ao adicional de 30% sobre o salário. É um documento importante principalmente por possibilitar às empresas a realização de planos de ação preventivos ou corretivos, minimizando um possível passivo trabalhista

Máquinas e Equipamentos (NR 12)

A NR-12 é uma norma regulamentadora de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos que, junto a seus anexos, abrange desde o projeto até o descarte das máquinas e as diversas relações com os trabalhadores em todas as fases de uso. Para tanto, define e divulga referências técnicas e medidas de segurança que devem ser adotadas para garantir a integridade física e saúde dos trabalhadores, além de estabelecer requisitos mínimos para prevenir acidentes no uso de máquinas e equipamentos de todos os tipos. É muito importante que a gestão tenha plena consciência sobre o que é NR-12, pois essa norma estabelece também as regras para construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, manutenção, limpeza, inspeção e desativação de máquinas e equipamentos.

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário histórico-laboral que condensa todos os dados da vida funcional do trabalhador, como a descrição de seu trabalho e o período que o exerceu, o agente nocivo químico, físico, biológico ou a associação dos agentes ao qual esteve exposto, a intensidade e a concentração deste agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à sua empresa.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário histórico-laboral que condensa todos os dados da vida funcional do trabalhador, como a descrição de seu trabalho e o período que o exerceu, o agente nocivo químico, físico, biológico ou a associação dos agentes ao qual esteve exposto, a intensidade e a concentração deste agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à sua empresa. Este documento serve para garantir os direitos previdenciários do trabalhador e assegurar as empresas, evitando que em caso de problemas, movam processos contra as mesmas. Sendo um dos documentos que garante a preocupação com a saúde dos trabalhadores, este também envolve a previdência social

AVCB e Proteção conta Incêndio (NR 23)

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros de uma cidade ou estado como forma de comprovar que o edifício segue as normas de segurança contra incêndio. Para que o edifício receba o certificado de aprovação do AVCB é realizada uma vistoria pelos Bombeiros. A NR-23 determina as melhores práticas para proteger a integridade física dos colaboradores e preservar o patrimônio da empresa em caso de incêndio.